Para quem não está familiarizado com o termo ghee, outro nome para este alimento é manteiga clarificada. Uma diferença entre a ghee e a manteiga normal é que ela não tem muitas proteínas lácteas, há diversos médicos que afirmam que a manteiga ghee é a melhor opção para saúde.
O processo de fabricação da ghee envolve aquecer e separar as gorduras líquidas dos sólidos do leite, que se tornam caramelizadas, e remover os sólidos do leite (que também remove a maior parte da lactose). Esta manteiga tem sido usada na culinária da índia, Paquistão e sudeste da Ásia por muito tempo, como óleo e ingrediente, mas também como pomada.
Incluir o ghee em sua dieta pode trazer benefícios para várias áreas, incluindo o coração. Ghee é composta de cerca de 50% de gordura saturada, o que foi considerado uma coisa ruim, até que a comunidade médica e nutricionistas começaram a perceber que a gordura é boa para você.
Curiosamente, o leite materno contém 54% de gordura saturada. Gorduras boas como essa são vitais para o desenvolvimento adequado e seu corpo não pode funcionar sem elas. É recomendado que as pessoas obtenham 5 ou 6% de sua ingestão diária de gordura saturada, que ainda é muito baixa (você realmente precisa de 50 a 70% de gordura saudável em sua dieta para ter saúde ideal), mas manteiga ghee deliciosamente ajuda a cumprir esse requisito.
Como na manteiga ghee são removidas grandes quantidades de proteínas lácteas logo muita lactose e caseína foram eliminadas também, a lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e a caseína é a principal proteína do leite cru, as duas tem uma estrutura molecular semelhante.
O leite de vaca é considerado um dos primeiros alimentos dados aos bebês e, posteriormente, é um dos primeiros tipos de alergia a aparecer em crianças. Problemas respiratórios são um dos primeiros sintomas.
Um estudo registrou os sintomas da sensibilidade a caseína, eles são:
[if !supportLists] · [endif]Erupções ou vermelhidão na pele;
[if !supportLists] · [endif]Dor abdominal e inchaço;
[if !supportLists] · [endif]Náusea, vomito e diarreia;
[if !supportLists] · [endif]Tosse e sintomas de asma.
Existem diversas diferenças entre a manteiga normal e a ghee, nutricionalmente elas são:
[if !supportLists]· [endif]Manteiga ghee tem seu ponto de fusão mais alto, aguentando temperaturas maiores;
[if !supportLists]· [endif]A ghee contem menos acrilamida (para saber mais sobre este composto clique aqui)
[if !supportLists]· [endif]Ghee é rica em ácido linoleico, evita doença cardíaca coronariana;
[if !supportLists]· [endif]Ghee contem ácido graxo, que ajuda na saúde digestiva;
A manteiga é boa para nós, não apenas porque não é margarina, as também como alimento saudável, desde que seja orgânica, porém para muitas pessoas a manteiga ghee é melhor, isso depende de suas necessidades. Por exemplo, se você é intolerante a lactose, a manteiga ghee é a melhor opção.
A manteiga ghee está amplamente disponível em supermercados e lojas especializada em orgânicos.