Vocês já devem imaginar que eu Ronaldo Gorga não sou fã de frituras, mas ultimamente as airfryers , fritadeiras que não utilizam óleos, vem ganhando popularidade. Segundo dados de trafego do Google e Pinterest mostram que estas fritadeiras vem conquistando o interesse de consumidores que gostam do sabor das frituras, porém não as calorias delas.
Como estratégia de marketing estas airfryer prometem fornecer uma experiencia de comida fria, rápida e saudável. Estas fritadeiras conseguem fritar alimentos sem óleo ou apenas com pouquíssimo, dentro o ar chega a 200 graus criando uma superfície dourada e crocante em poucos minutos.
Mas antes de sair para comprar um, faça essa pergunta para si mesmo: As airfryers são realmente saudáveis?
Por mais que muitos médicos concordem que fritar apenas com ar é um pouco mais saudável que fritura com óleo, mas a realidade é que um alimento frito continua sendo um alimento frito independentemente do método de fritura, portanto não é a sua opção mais saudável.
Segundo a nutricionista Natalie Rizzo, as airfryers evitam as calorias, mas em questão de saúde o que importa não é só cortar calorias e sim garantir que as calorias consumidas vêm de alimentos integrais e não de alimentos que foram aquecidos a altas temperaturas. E apesar da temperatura usada para fritar varie conforme a comida, geralmente é usado entre 150 a 200 graus, o que já me deixa preocupado, pois o aquecimento de alguns alimentos acima de 250 graus pode produzir um composto neurotóxico causado pela reação de carboidratos e açúcar chamado acrilamida, superfícies marrom ou carbonizada que ficam envolta dos alimentos, esta substancia podem causar tumores na região ocular. aquelas. Os produtos que produzem mais acrilamida são produtos de cacau, café, grãos e batatas.
Se você procura diminuir a quantidade de acrilamida na sua dieta:
Evite frituras;
Assar pães, bolos;
Assar batatas;
Opte por pão pouco tostado;
Armazene batatas à temperatura ambiente, pois em temperaturas baixas aumenta a acrilamida durante o cozimento.
Não era de se esperar que os alimentos fritos mesmo que com ar quente fossem mais saudáveis que alimentos crus ou com outros métodos de preparação que não seja fritura. A maioria dos alimentos em seu estado natural e integral é sempre a opção mais saudável.
Usar estas fritadeiras dão uma falsa sensação de alimentação saudável e ela irá fazer com que você consuma em excesso alguns alimentos que não são saudáveis. Mas se você quer fritar utilizando óleos mais saudáveis, opte pode óleos de coco, manteiga ghee que são muito uteis para cozimento em alta temperaturas. Já se não for cozinhar opte por azeite de oliva e óleo de gergelim.
Eu não julgaria as airfryer como um utensílio indispensável para sua cozinha, lembrando que também alguns revestimentos de plásticos usados podem conter Bisfenol-A (BPA).
Referências
“Are Air Fryers Really A Healthy Way To Cook Food?”Alternative Daily April 5, 2017
“Survey Data on Acrylamide in Food: Individual Food Products´U.S. Food and Drug Administration January 25, 2018
“You Can Help Cut Acrylamide in Your Diet”U.S. Food and Drug Administration March 14, 2016
“Acrylamide and Cancer Risk” National Cancer Institute December 5, 2017
Kommentare