Nosso corpo mostra de diversas maneiras que está algo fora do comum dentro de nós, quando falo isso você pode logo pensar em febre, dor de cabeça e outros sintomas, porém o que muitos não sabem é que nossas unhas podem ser um sinal de alerta.
Provavelmente você só pensa nas suas unhas na hora de pintar, cortar ou quando elas quebram, mas acredite ou não essa área do corpo pode lhe dizer algumas coisas sobre sua saúde.
Veja como:
Linhas verticais
Linhas que corem para cima e para baixo na unha podem ser um sinal comum de envelhecimento, por isso geralmente não são motivos de preocupação, no entanto, em alguns casos isso pode ser devido a deficiências nutricionais incluindo vitamina B12 e magnésio.
Linhas horizontais
Linhas horizontais podem ser causadas por trauma ou uma doença grave com febre alta, como pneumonia. Eles podem ser causados por psoríase, diabetes não controlado ou uma grave deficiência de zinco.
Unhas amarelas
Isso pode ser um sinal de envelhecimento ou devido ao uso continuo de unhas acrílicas ou esmaltes. Fumar também pode manchar as unhas. Mas se elas forem grossas, quebradiças e amarelas, uma infecção por fungo pode ser a culpada.
Unhas secas, rachadas e quebradiças
Seu estilo de vida pode ser um fator causador de unhas assim, lavar louça, nadar, usar removedor de esmalte com frequência e ficar expostos a produtos químicos, como produtos de limpeza pode ter um efeito prejudicial à saúde das unhas.
Manchas brancas
Essas manchas brancas e pequenas podem aparecer nas unhas devido a trauma nas unhas. Menos comumente as manchas brancas que não somem, podem ser devidas a uma infecção por fungos (normalmente não são motivos de preocupação).
Descoloração escura
Riscos pretos ou crescimentos dolorosos na unha justificam uma visita imediata ao seu médico, pois podem ser causador por melanoma, a forma mais mortal de câncer de pele.
Unhas brancas com uma tira rosa
Unhas brancas com faixa rosa na parte superior pode ser um sinal de doença hepática, insuficiência cardíaca, congestiva, insuficiência renal ou diabetes.
Kommentare