Incrível por poder realçar o sabor de outros alimentos, os limões têm seu sabor cítrico distinto. Embora originárias do Sudeste Asiático, as tílias foram transportadas para o Egito e Norte da África por comerciantes árabes no século 10. Os árabes mouros trouxeram-nas para a Espanha três séculos depois e, como o cultivo de muitas outras frutas, se espalharam pelo sul da Europa durante as cruzadas.
Ao prevenir o escorbuto – a doença que causa pernas arqueadas, músculos flácidos e perda de dentes – os marinheiros descobriram que o limão é literalmente um salva-vidas. Exploradores britânicos tentaram manter limões na despensa e ficaram felizes ao ver que eles estavam crescendo no final da viagem, Cristóvão Colombo também trouxe limões para o Novo Mundo em sua segunda viagem.
Hoje, existem duas variedades principais de variedades de limão, a haitiana e a chave. Há também as antigas limas persas em forma de ovo e os pequenos ursos sem sementes. Até os Key limes mais pequenos e azedos, a inspiração para a famosa torta. A cal é usada em muitos tipos diferentes de produtos, de pasta de dente a emolientes para a pele e sorvete de cal.
Limas cultivadas ou compradas nos Estados Unidos são geralmente azedas. Variedades doces com menos ácido cítrico são mais comuns nas regiões asiáticas. Certifique-se de que, ao escolher ou comprá-los, sejam verdes brilhantes e totalmente maduros, pois têm mais benefícios antioxidantes. Mantenha-os longe do sol ou eles ficarão amarelos e perderão seu sabor brilhante.
Como a maioria das frutas cultivadas convencionalmente, os limões têm resíduos de pesticidas na pele, portanto, lave-os bem antes de usar.
Benefícios para a saúde do limão
Os limões contêm antioxidantes, incluindo glicosídeos contendo flavonóis chamados kaempferol, que pesquisas mostraram interromper a divisão celular em vários tipos de câncer. Os cientistas observaram que em várias aldeias da África Ocidental onde houve epidemias de cólera, o suco de limão incluído na dieta protegeu contra a cólera, uma doença mortal causada por bactérias.
Os radicais livres podem se misturar com as células saudáveis do corpo, danificando os vasos sanguíneos e permitindo que o colesterol se acumule nas membranas, o que pode causar inflamação. É por isso que a vitamina C pode ser usada como remédio para reduzir os sintomas dolorosos da artrite e prevenir a aterosclerose (endurecimento das artérias), sem falar nos resfriados e gripes. Por todos esses benefícios, não é de surpreender que os alimentos que contêm quantidades significativas de vitamina C, como o limão, possam realmente ajudar a diminuir a incidência de outros problemas, como derrame, doença cardíaca diabética e câncer.
Pesquisas de laboratório mostraram que compostos em frutas cítricas como limões, chamados limonóides, podem ajudar a combater cânceres de pulmão, mama, estômago, cólon, pele e boca. O fator interessante de acordo com este composto é que o glicosídeo limonina, que é muito fácil de digerir, pode se ligar às moléculas de açúcar e neutralizar os efeitos negativos do açúcar, ao mesmo tempo em que tem a capacidade de durar muito mais tempo. a 24 horas em testes de laboratório – enquanto os fenóis provenientes do chocolate ou do chá verde só permanecem ativos por quatro a seis horas.
Curiosidades sobre o limão
Se você se lembrar de alguns fatos básicos, poderá cultivar seus próprios limões e sementes persas sem espinhos. Eles podem ser plantados dentro de casa em vasos grandes com furos para drenagem. Mas lembre-se, eles podem atingir alturas de 12 pés ou mais. Eles gostam de muita luz, mas apenas indiretamente ou as folhas podem murchar. Em regiões mais frias, coloque sob luzes de cultivo e regue generosamente no início, depois algumas vezes por semana. Aplique fertilizante orgânico e micronutrientes uma vez por ano.
コメント