O aditivo alimentar glutamato monossódico, um realçador de sabor, pode levar a obesidade. Uma pesquisa mostrou que quem ingere esse ingrediente são mais propensas a estar com sobrepeso ou obesidade. Esse aditivo alimentar é amplamente utilizado e é facilmente encontrado em alimentos industrializados, embora muitas vezes não aparecem no rotulo com esse nome.
Pesquisadores descobriram que aqueles que comiam mais glutamato (cerca de 5 gramas por dia) tinham cerca de 30% mais chances de ficar acima do peso que aqueles que comiam menos de 1 grama por dia.
Quanto mais glutamato consumido mais nosso corpo produz leptina, levando a resistência à leptina. Lembrando que a forma como nosso corpo armazena gordura é um processo altamente regulado e controlado principalmente pela leptina. Ao ganhar peso em excesso, a gordura extra produz leptina extra que deve alertar nosso cérebro que o corpo esta armazenando muito gordura e deve para de armazenar e queimar o excesso.
Para acontecer isso, sinais são enviados para o cérebro deixar de sentir fome e para de comer. Porém é importantíssimo que nosso cérebro seja capaz de receber esses sinais que a leptina envia com precisão, caso contrario continuaremos a sentir fome e provavelmente continuaremos a comer e armazenar gordura extra.
Portanto a resistência à insulina contribuirá para o ganho de peso, aumentará o risco de doenças crônicas, já que a leptina desempenha um papel significativo em doenças cardíacas, obesidade, osteoporose, doenças autoimunes e distúrbios reprodutivos. Mas como isso acontece?
Pela superexposição a altos níveis de hormônio, que é desencadeado por essa dieta rica em açúcares e alimentos industrializados ricos em glutamato monossódico.
E não para por ai, o glutamato é uma excitotoxina o que significa que ela excita demais as células a ponto de causar danos ou morte, levando a danos cerebrais em graus variados , podendo levar a dificuldade de aprendizagem, Alzheimer, Parkinson. Além disso outras sintomas vem sido associado ao consumo de glutamato como:
Lesões oculares;
Depressão;
Fadiga;
Formigamento;
Sensação de queimação;
Dor no peito e dificuldade de respirar;
Dor de cabeça;
Náusea;
Batimentos cardíacos rápidos;
Sonolência;
Fraqueza.
Depois de tantos problemas que o glutamato pode causar em nossa saúde, você deve estar querendo ficar longe,porém como mesmo disso no começo desse artigo, muitas vezes o glutamato monossódico está escondido atrás de outros nomes nos rótulos, portanto quando ler seu rotulo e encontrar qualquer um desses nomes, saiba que você está ingerindo glutamato:
Glutamato de monopotassio;
Caseinato de sodio;
Proteína texturizada;
Mas lembre-se a melhor forma de se evitar o glutamato é tendo uma alimentação a base de alimentos reais, verduras e legumes.
Comments