As massagens são muitas vezes consideradas como um deleite para ocasiões especiais, no entanto, fazer das massagens uma parte regular da sua rotina de saúde e fitness é muito importante.
Pesquisadores do Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, revelaram que a massagem produz mudanças importantes em seu corpo, como o fortalecimento do sistema imunológico, que é a principal linha de defesa do corpo contra doenças.
Vinte e nove participantes sortudos receberam uma massagem sueca de 45 minutos, uma massagem relaxante de corpo inteiro, enquanto outro grupo recebeu carícias suaves em vez da massagem.
O grupo de massagem experimentou uma série de benefícios, incluindo um aumento nos linfócitos circulantes, uma forma de glóbulo branco do sistema imunológico que é muito comum no sistema linfático.
Outros benefícios da massagem incluem a redução dos níveis de citocinas inflamatórias, cortisol (hormônio do estresse) e vasopressina, um hormônio ligado ao comportamento agressivo.
Os pesquisadores observaram que "nos Estados Unidos, a massagem terapêutica é uma indústria multibilionária, com 8,7% da população adulta recebendo pelo menos uma massagem no ano passado e, apesar desses números, muito pouco se sabe sobre os efeitos fisiológicos da uma única sessão de massagem em pessoas saudáveis".
No entanto, está ficando cada vez mais claro que a massagem não é apenas uma ferramenta para relaxamento, é também uma ferramenta para melhorar a saúde geral e até mesmo a resistência a doenças, fortalecendo a saúde linfática.
Por que um sistema linfático saudável é a chave para uma boa saúde geral
Se você deseja fortalecer seu sistema imunológico para manter uma boa saúde, considere uma massagem linfática também conhecida como drenagem linfática. Seu sistema linfático é uma rede de tecidos e órgãos que ajudam a remover os resíduos metabólicos do corpo. Seu sistema linfático é composto de seu timo, linfonodos, baço, fígado e amígdalas.
Seu sistema linfático também produz, armazena e transporta glóbulos brancos que seu corpo usa para combater infecções e doenças.Os vasos linfáticos conectam-se a todos os tecidos do corpo, semelhantes aos vasos sanguíneos.
Ter um sistema linfático funcionando bem é essencial para uma boa saúde, pois o fluido linfático ou linfa transporta os glóbulos vermelhos por todo o corpo e também é responsável pelo transporte de bactérias e toxinas para os gânglios linfáticos, onde seu sistema imunológico os destrói.
O baço é o maior órgão do sistema linfático e ajuda a filtrar o sangue e a produzir linfócitos para combater infecções. Existe até uma conexão entre o sistema linfático e o câncer, pois ajuda a filtrar as células cancerígenas . De acordo com a Cancer Research UK:
"À medida que o sangue circula por todo o corpo, o fluido escoa dos vasos sanguíneos para os tecidos do corpo. Depois, o fluido coleta resíduos, bactérias e células danificadas. E se as células cancerígenas estão presentes, também as coleta.
Este fluido então drena para os vasos linfáticos. Nesse momento, a linfa flui através dos vasos linfáticos para os gânglios linfáticos, onde remove quaisquer bactérias ou células danificadas.
Dos linfonodos, a linfa se move para vasos linfáticos maiores que se unem, produzindo vasos linfáticos muito maiores na base do pescoço, chamados de ducto torácico. Finalmente, o ducto torácico esvazia a linfa na corrente sanguínea.
Massagem linfática pode beneficiar seu sistema imunológico
Lembre-se que a massagem sueca aumentou os linfócitos circulantes no corpo, sugerindo que melhora a saúde linfática. No entanto, a massagem de drenagem linfática pode ser uma maneira ainda melhor de otimizar seu sistema linfático. Seu sistema linfático também é conhecido como o segundo sistema circulatório e quando está lento ou obstruído, seu sistema imunológico fica enfraquecido.
A massagem de drenagem linfática envolve técnicas de massagem suaves projetadas para drenar áreas bloqueadas de linfa, bem como aumentar a circulação linfática. A massagem linfática é indolor e envolve esfregar ou pressionar a pele na direção do fluxo linfático, permitindo que as áreas de fluido acumulado sejam limpas para que ele possa fluir adequadamente.
Uma sessão normal pode durar até uma hora e caso você esteja passando por algum tipo de bloqueio, são recomendadas de quatro a cinco sessões por semana. Em geral, a massagem é usada para tratar todo o sistema linfático e não apenas a área afetada. Este tratamento foi originalmente desenvolvido para o linfedema, um bloqueio no sistema linfático.
Esse tipo de massagem pode ser feito por um profissional ou você mesmo pode realizar uma versão simplificada, basta consultar um terapeuta para te ensinar como fazer.
De acordo com Raakhee Patel, PT, DPT, CLT, fisioterapeuta que treina pessoas na Healthline para realizar massagem linfática após a cirurgia, a massagem linfática tem dois estágios: o estágio de limpeza, que cria o efeito de drenagem, e o estágio de reabsorção.
A primeira etapa pode ser feita abaixo da clavícula, braços e dentro dos cotovelos. Por exemplo, Patel recomenda limpar a área da linfa abaixo da clavícula da seguinte forma:
Deite-se em uma superfície plana e cruze os braços sobre o peito, com as mãos apoiadas abaixo da clavícula.
Levante os cotovelos lentamente, isso ajudará a remover o fluido linfático.
Você também pode remover o fluido linfático debaixo dos braços "levantando" suavemente a axila para cima e para baixo. Enquanto o estágio de reabsorção envolve esfregar suavemente a pele da ponta do dedo à mão, da mão ao cotovelo e do cotovelo ao ombro. Demora 20 minutos por dia para realizar uma massagem linfática de forma eficaz.
Que outros benefícios a massagem linfática tem?
Além de apoiar o sistema imunológico, que está intimamente relacionado à sua saúde linfática, a drenagem linfática demonstrou ter um efeito positivo em muitos outros problemas de saúde.
Em mulheres com fibromialgia, a terapia de drenagem linfática manual produziu melhorias na dor, estado de saúde e qualidade de vida geral. E em termos de aliviar a fadiga e a ansiedade nessa população, a drenagem linfática foi ainda mais eficaz do que a massagem do tecido conjuntivo, levando os pesquisadores a concluir que a terapia de drenagem linfática é melhor.
Eles também descobriram que a massagem linfática manual melhora a amplitude de movimento do joelho seis semanas após a cirurgia e pode ser uma ferramenta promissora para o tratamento de enxaquecas.
Em um estudo, houve uma redução significativa na quantidade de analgésicos tomados por pacientes com enxaqueca que receberam drenagem linfática, em comparação com os participantes que receberam uma massagem tradicional. A drenagem linfática também reduziu a frequência de crises de enxaqueca.
Além disso, pesquisas sugerem que a massagem linfática pode ajudar a tratar celulite, varizes e até condições neurológicas. De fato, em 2015 foi estabelecida uma relação direta entre o cérebro e o sistema imunológico, pois eles estão conectados através dos vasos linfáticos.
No passado, essa relação era desconhecida, pois acreditava-se por muito tempo que os vasos não atingiam o cérebro, mas em estudos posteriores, os pesquisadores encontraram vasos linfáticos sob o crânio de um camundongo, isso pode ajudar a abrir novos caminhos para entender os problemas de saúde como autismo, esclerose múltipla , Alzheimer e muitas outras doenças.
Os vasos linfáticos foram detectados nas meninges, as membranas protetoras que cobrem o cérebro e estão próximas aos vasos sanguíneos. O principal autor do estudo, Jonathan Kipnis, professor do departamento de neurociência da Universidade da Virgínia (UVA) e diretor do Centro de Imunologia do Cérebro da UVA e da Glia, destacou a importância dessa descoberta:
"Achamos que em toda doença neurológica que tem um componente imunológico, esses vasos podem ter um papel muito importante. É difícil imaginar que esses vasos não estejam envolvidos em uma doença [neurológica] com um componente imunológico...
Na doença de Alzheimer [por exemplo], há acúmulos de grandes fragmentos de proteínas no cérebro. Achamos que eles podem se acumular no cérebro porque esses vasos não os estão removendo com eficiência."
Experimente Aromaterapia Drenagem Linfática Massagem
Idealmente, a drenagem linfática realizada por um terapeuta deve ser combinada com outros métodos que fortalecem o sistema linfático, como escovação a seco e exercícios (especialmente exercícios de rebote, que estimulam a circulação linfática).
Além disso, você pode realizar sua própria massagem linfática em casa para melhorar a saúde linfática. Você pode combinar a massagem com óleos essenciais poderosos que ajudam a estimular e limpar as áreas afetadas com movimentos que ajudarão a drenar o sistema linfático.
óleo de massagem linfática
Ingredientes
8 gotas de óleo essencial de limão
8 gotas de óleo essencial de toranja
6 gotas de óleo essencial de alecrim ou louro
2 onças de óleo transportador, como óleo de coco
Procedimento
Combine o óleo e use-o para massagear suavemente os braços na direção dos gânglios linfáticos, do centro do peito até a axila e depois descendo pelo pescoço. Ao massagear as pernas, vá subindo dos pés até a virilha.
- Fontes e Referências
Comentarios