top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

O que acontece com seu corpo quando você bebe muito álcool?




Algumas pessoas acreditam que podem se beneficiar de uma taça ocasional de vinho tinto. Independentemente dos méritos dessa visão, consumir vinho tinto em excesso não é uma coisa saudável a se fazer.

O álcool pode afetar as habilidades de tomada de decisão e habilidades motoras. Muitas vezes, é um fator em acidentes de carro, comportamento violento, gravidez não planejada e doenças sexualmente transmissíveis. O consumo excessivo de álcool também pode levar ao envenenamento por álcool, que tem um impacto dramático na sua saúde e pode custar sua vida se não for tratado adequadamente.

Somente nos Estados Unidos, há aproximadamente 88.000 mortes e 2,5 milhões de anos de vida potencial perdidos relatados anualmente de 2006 a 2010 devido à intoxicação alcoólica, tirando uma média de 30 anos da vida daqueles que morreram por essa causa.

O que é intoxicação alcoólica?

A intoxicação por álcool danifica o corpo e acaba desativando as áreas do cérebro que controlam as funções básicas de suporte à vida, como respiração, frequência cardíaca e controle de temperatura. Você é mais suscetível à intoxicação por álcool quando:

· Binge drinking: consumir quatro ou mais bebidas alcoólicas em uma única ocasião para mulheres ou mais de cinco bebidas alcoólicas para homens.

· Beba muito: consuma oito ou mais bebidas alcoólicas por semana para mulheres ou mais de 15 bebidas alcoólicas para homens.

· Beber durante a gravidez: Nenhuma quantidade de álcool é segura para consumir durante a gravidez devido aos riscos de passar a toxicidade do álcool através da placenta para o feto, o que pode causar sérios danos em qualquer fase da gravidez.

· Beber menores de idade : os bebedores menores de idade são mais vulneráveis ​​à intoxicação por álcool, pois estudos mostraram que normalmente consomem cerca de cinco bebidas em uma única ocasião.


6 sintomas de intoxicação por álcool

A intoxicação por álcool causa problemas de saúde muito graves, por isso é muito importante estar familiarizado com os sintomas. Aqui estão alguns dos sinais mais comuns de intoxicação por álcool:

· perda de coordenação

· Mãos frias e úmidas e pele azulada por hipotermia

· Vômitos repetidos e incontroláveis

· Respiração irregular ou lenta (menos de oito respirações por minuto ou mais de 10 segundos entre as respirações)

· convulsões

· Confusão, inconsciência, estupor (consciente, mas sem resposta) e às vezes coma

Se você notar algum dos sintomas listados acima, procure atendimento médico imediatamente.

Fatores de risco para intoxicação por álcool

Em geral, as mulheres são mais vulneráveis ​​à intoxicação alcoólica e experimentam os efeitos do álcool mais rapidamente do que os homens do mesmo peso. Eles também estão mais predispostos a danos induzidos pelo álcool a longo prazo ao corpo. Isso se deve a várias razões fisiológicas, como:

· Pouca capacidade de diluir o álcool devido ao baixo percentual de água corporal. A mulher média tem apenas 52% de água em seu corpo, enquanto o homem médio tem 61%.

· Pouca capacidade de metabolizar o álcool porque eles têm menos desidrogenase, uma enzima hepática projetada para quebrar o álcool no corpo, do que os homens.

· As alterações hormonais pré-menstruais tendem a fazer com que as mulheres fiquem intoxicadas mais rapidamente nos dias que antecedem a menstruação. Por outro lado, pílulas anticoncepcionais e outros medicamentos que contêm estrogênio reduzem a excreção de álcool do corpo.

Isso não significa que os homens estejam completamente a salvo dos perigos da intoxicação alcoólica. Aqui estão outros fatores que afetam a resposta do seu corpo ao álcool, independentemente de você ser homem ou mulher:

· Comida: O nível máximo de concentração de álcool no sangue pode ser três vezes maior em pessoas que bebem com o estômago vazio do que naquelas que comeram adequadamente antes de beber. A comida desempenha um papel importante na absorção do álcool no corpo porque dilui o álcool enquanto retarda o esvaziamento do estômago para o intestino delgado, onde o álcool é absorvido.

· Problemas de saúde existentes: Pessoas com diabetes devem ter cuidado com o álcool, pois pode causar um aumento repentino ou uma queda perigosa nos níveis de açúcar no sangue. Beber álcool também pode impedir que medicamentos prescritos para diabetes funcionem corretamente.

· Medicamentos prescritos: Os medicamentos podem atenuar os efeitos do álcool, o que, por sua vez, faz com que você beba mais do que seu corpo realmente pode suportar.

A quantidade de água que você bebe, com que frequência você bebe álcool, sua idade e seu histórico familiar também são fatores de risco potenciais.

Teor de álcool no sangue: quanto é demais?

O teor de álcool no sangue (TAS), também chamado de concentração de álcool no sangue, refere-se à quantidade de álcool na corrente sanguínea. É expresso como o peso de etanol medido em gramas por 100 mililitros de sangue ou 210 litros de ar. O BAC pode ser medido através de um teste de bafômetro, um exame de sangue ou um exame de urina.

Por exemplo, um BAC de 0,10 significa que 0,10% (um décimo de 1%) do seu sangue, por volume, é álcool. Atualmente, todos os estados, exceto Utah, estabeleceram um BAC de 0,08% como limite legal para dirigir sob influência (DUI). Para motoristas comerciais, um BAC de 0,04% pode resultar em uma condenação por DUI em todo o país. Para menores de 21 anos, há um limite de tolerância zero: qualquer quantidade de álcool é motivo para prisão por dirigir embriagado.

Qual é o teor alcoólico da sua bebida?

As Diretrizes Dietéticas 2015-2020 para os americanos consideram o consumo moderado quando as mulheres não bebem mais do que uma bebida por dia e os homens não mais do que duas bebidas por dia. Uma bebida padrão contém 0,6 onças de álcool puro, que geralmente é encontrado em:

· 12 onças de cerveja (5% de álcool)

· 8 onças de licor de malte (7% de álcool)

· 5 onças de vinho (12% de álcool)

1,5 onças de bebidas destiladas à prova de 80 ou outras bebidas como gin, rum, vodka e Whisky (40% de álcool)

Várias marcas e tipos de bebidas alcoólicas vêm com diferentes níveis de teor alcoólico. Para ter uma ideia da quantidade de álcool em sua bebida favorita, confira a tabela abaixo:


Como regra geral, os licores mais escuros tendem a ter um teor alcoólico mais alto, enquanto as variantes mais doces têm menos. Portanto, cervejas mais escuras e mais amargas têm maior teor alcoólico. O mesmo se aplica aos vinhos, os vinhos escuros ou tintos têm mais álcool do que os brancos e doces, com exceção do chardonnay. Enquanto todos os espíritos claros têm um teor alcoólico de 40%, exceto o álcool de cereais.


Fontes e Referências


Comments


bottom of page