Algumas pessoas acreditam que podem se beneficiar de uma taça ocasional de vinho tinto. Independentemente dos méritos dessa visão, consumir vinho tinto em excesso não é uma coisa saudável a se fazer.
O álcool pode afetar as habilidades de tomada de decisão e habilidades motoras. Muitas vezes, é um fator em acidentes de carro, comportamento violento, gravidez não planejada e doenças sexualmente transmissíveis. O consumo excessivo de álcool também pode levar ao envenenamento por álcool, que tem um impacto dramático na sua saúde e pode custar sua vida se não for tratado adequadamente.
Somente nos Estados Unidos, há aproximadamente 88.000 mortes e 2,5 milhões de anos de vida potencial perdidos relatados anualmente de 2006 a 2010 devido à intoxicação alcoólica, tirando uma média de 30 anos da vida daqueles que morreram por essa causa.
O que é intoxicação alcoólica?
A intoxicação por álcool danifica o corpo e acaba desativando as áreas do cérebro que controlam as funções básicas de suporte à vida, como respiração, frequência cardíaca e controle de temperatura. Você é mais suscetível à intoxicação por álcool quando:
· Binge drinking: consumir quatro ou mais bebidas alcoólicas em uma única ocasião para mulheres ou mais de cinco bebidas alcoólicas para homens.
· Beba muito: consuma oito ou mais bebidas alcoólicas por semana para mulheres ou mais de 15 bebidas alcoólicas para homens.
· Beber durante a gravidez: Nenhuma quantidade de álcool é segura para consumir durante a gravidez devido aos riscos de passar a toxicidade do álcool através da placenta para o feto, o que pode causar sérios danos em qualquer fase da gravidez.
· Beber menores de idade : os bebedores menores de idade são mais vulneráveis à intoxicação por álcool, pois estudos mostraram que normalmente consomem cerca de cinco bebidas em uma única ocasião.
6 sintomas de intoxicação por álcool
A intoxicação por álcool causa problemas de saúde muito graves, por isso é muito importante estar familiarizado com os sintomas. Aqui estão alguns dos sinais mais comuns de intoxicação por álcool:
· perda de coordenação
· Mãos frias e úmidas e pele azulada por hipotermia
· Vômitos repetidos e incontroláveis
· Respiração irregular ou lenta (menos de oito respirações por minuto ou mais de 10 segundos entre as respirações)
· convulsões
· Confusão, inconsciência, estupor (consciente, mas sem resposta) e às vezes coma
Se você notar algum dos sintomas listados acima, procure atendimento médico imediatamente.
Fatores de risco para intoxicação por álcool
Em geral, as mulheres são mais vulneráveis à intoxicação alcoólica e experimentam os efeitos do álcool mais rapidamente do que os homens do mesmo peso. Eles também estão mais predispostos a danos induzidos pelo álcool a longo prazo ao corpo. Isso se deve a várias razões fisiológicas, como:
· Pouca capacidade de diluir o álcool devido ao baixo percentual de água corporal. A mulher média tem apenas 52% de água em seu corpo, enquanto o homem médio tem 61%.
· Pouca capacidade de metabolizar o álcool porque eles têm menos desidrogenase, uma enzima hepática projetada para quebrar o álcool no corpo, do que os homens.
· As alterações hormonais pré-menstruais tendem a fazer com que as mulheres fiquem intoxicadas mais rapidamente nos dias que antecedem a menstruação. Por outro lado, pílulas anticoncepcionais e outros medicamentos que contêm estrogênio reduzem a excreção de álcool do corpo.
Isso não significa que os homens estejam completamente a salvo dos perigos da intoxicação alcoólica. Aqui estão outros fatores que afetam a resposta do seu corpo ao álcool, independentemente de você ser homem ou mulher:
· Comida: O nível máximo de concentração de álcool no sangue pode ser três vezes maior em pessoas que bebem com o estômago vazio do que naquelas que comeram adequadamente antes de beber. A comida desempenha um papel importante na absorção do álcool no corpo porque dilui o álcool enquanto retarda o esvaziamento do estômago para o intestino delgado, onde o álcool é absorvido.
· Problemas de saúde existentes: Pessoas com diabetes devem ter cuidado com o álcool, pois pode causar um aumento repentino ou uma queda perigosa nos níveis de açúcar no sangue. Beber álcool também pode impedir que medicamentos prescritos para diabetes funcionem corretamente.
· Medicamentos prescritos: Os medicamentos podem atenuar os efeitos do álcool, o que, por sua vez, faz com que você beba mais do que seu corpo realmente pode suportar.
A quantidade de água que você bebe, com que frequência você bebe álcool, sua idade e seu histórico familiar também são fatores de risco potenciais.
Teor de álcool no sangue: quanto é demais?
O teor de álcool no sangue (TAS), também chamado de concentração de álcool no sangue, refere-se à quantidade de álcool na corrente sanguínea. É expresso como o peso de etanol medido em gramas por 100 mililitros de sangue ou 210 litros de ar. O BAC pode ser medido através de um teste de bafômetro, um exame de sangue ou um exame de urina.
Por exemplo, um BAC de 0,10 significa que 0,10% (um décimo de 1%) do seu sangue, por volume, é álcool. Atualmente, todos os estados, exceto Utah, estabeleceram um BAC de 0,08% como limite legal para dirigir sob influência (DUI). Para motoristas comerciais, um BAC de 0,04% pode resultar em uma condenação por DUI em todo o país. Para menores de 21 anos, há um limite de tolerância zero: qualquer quantidade de álcool é motivo para prisão por dirigir embriagado.
Qual é o teor alcoólico da sua bebida?
As Diretrizes Dietéticas 2015-2020 para os americanos consideram o consumo moderado quando as mulheres não bebem mais do que uma bebida por dia e os homens não mais do que duas bebidas por dia. Uma bebida padrão contém 0,6 onças de álcool puro, que geralmente é encontrado em:
· 12 onças de cerveja (5% de álcool)
· 8 onças de licor de malte (7% de álcool)
· 5 onças de vinho (12% de álcool)
1,5 onças de bebidas destiladas à prova de 80 ou outras bebidas como gin, rum, vodka e Whisky (40% de álcool)
Várias marcas e tipos de bebidas alcoólicas vêm com diferentes níveis de teor alcoólico. Para ter uma ideia da quantidade de álcool em sua bebida favorita, confira a tabela abaixo:
Como regra geral, os licores mais escuros tendem a ter um teor alcoólico mais alto, enquanto as variantes mais doces têm menos. Portanto, cervejas mais escuras e mais amargas têm maior teor alcoólico. O mesmo se aplica aos vinhos, os vinhos escuros ou tintos têm mais álcool do que os brancos e doces, com exceção do chardonnay. Enquanto todos os espíritos claros têm um teor alcoólico de 40%, exceto o álcool de cereais.
Fontes e Referências
Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Uso de Álcool e Sua Saúde
Beba ciente, intoxicação por álcool - sintomas, causas e efeitos
Ramapo College of New Jersey, Concentração de Álcool no Sangue
Associação de Segurança Rodoviária de Governadores, Condução com Deficiência de Álcool
Educação Escolar sobre Drogas e Conscientização Rodoviária (SDERA), Fatores que Afetam o BAC
Centros de Controle e Prevenção de Doenças, Álcool e Saúde Pública
Departamento de Saúde do NHS, "Unidades de Álcool: Um Breve Guia"
Pesquisa Clínica e Experimental de Alcoolismo, 1984 setembro-outubro;8(5):pp.451-8
American Journal of Psychiatry, fevereiro de 2001;158(2):pp.198-204
Journal of Studies on Alcohol Supplement, março de 2002;(14):pp.118-28
Indian Journal of Clinical Biochemistry Dezembro de 1994, Volume 9, Issue 2, pp 64-71
Agentes e Ações Abril de 1974, Volume 4, Edição 2, pp 125–130
Comments